segunda-feira, 29 de julho de 2019

SANTA MARTA DE BETÂNIA – 29 de JULHO


SANTA MARTA DE BETÂNIA – 29 de JULHO



SANTA MARTA DE BETÂNIA – 29 de JULHO

Neste dia 29 de julho, a Igreja universal recorda a figura da Santa Marta de Betânia, irmã de Maria e Lázaro, padroeira do lar, das cozinheiras, das donas de casa, das faxineiras, das casas de hóspedes, dos hoteleiros, das lavadeiras e das irmãs de caridade.

É a ela que Jesus disse, como narra o Evangelho de São Lucas (10, 41-42): “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.

Santa Marta é representada vestida de azul ou verde, com uma cruz, um avental e levando consigo um molho de chaves ou uma tocha. Ela está em atitude de serviço e com um dragão sob seus pés.

Esta discípula de Jesus é geralmente invocada pelos fiéis para pedir sua intercessão ante as coisas urgentes e difíceis, pois foi através de suas súplicas que obteve de Jesus a graça de que seu irmão Lázaro voltasse à vida.

A santa que sempre mostrou um grande afã de serviço é também invocada para que ajude os fiéis a desempenhar seus deveres cristãos com diligência e responsabilidade.

Os Santos Basílio e Gregório Magno a consideram modelo evangélico das almas contemplativas.




*    *   *

ENSINAMENTOS DOS MESTRES ASCENSOS DA GRANDE FRATERNIDADE BRNCA:

“Jesus foi a Betânia e jantou em casa de Simão, o leproso, com Maria, Marta, Lázaro e os discípulos.”

“As suas palavras finais “nem o enviado [é] maior do que aquele que o enviou”, explicam o relacionamento das três figuras da Imagem: o Mediador, enviado pelo Pai como o representante individual do Filho Unigênito, não é maior do que a Presença do EU SOU, e se inclina eternamente perante a fonte da sua Divindade.

A alma que desce do Espírito para a forma não é maior que o Cristo Pessoal e, de acordo com a lei, não pode retornar ao Espírito, exceto pela mediação do Cristo, nem pode ignorar a realização da consciência Crística para alcançar a consciência Divina. Todavia os violentos, que tentam se apoderar do reino dos céus pela força pensaram que podiam chegar diretamente a Deus sem a intercessão do CristoCristo Jesus ou outro mestre que tenha encarnado o poder do Filho Unigênito e depois tenha ascendido à Presença.

--- “O maior desejo do Mestre era que eles não confundissem o filho do homem (Jesus) com o Filho de Deus (o Cristo).” ---

   Jesus explicou muitas vezes aos seus seguidores mais próximos que o filho do homem, representando o Mediador Divino para o mundo, não era maior que o seu Senhor, o seu Cristo Pessoal. O maior desejo do Mestre era que eles não confundissem o filho do homem (Jesus) com o Filho de Deus (o Cristo).

Se houvesse confusão com a origem da sua humanidade (em Cristo) e com a origem da sua Divindade (em Deus), o Salvador sabia que gerações vindouras não adorariam a “glória, mas o homem Jesus – em quem tinham contemplado a “glória como a do Unigênito” do Deus Pai-Mãe, que ele tão perfeitamente personificou em graça e verdade.

   Por isso “Jesus clamou: Quem crê em mim, crê, não somente em mim, mas também naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou”. Não podemos deixar de notar este apelo final, quase desesperado, feito a todos que quisessem escutá-lo. “Vós que credes em mim, aquele que conhecestes como Jesus, embora possais não estar cientes disso, credes no Cristo, no Mediador Divino. Vós que me vistes, vistes a Luz Crística do Filho Unigênito, que eu carreguei em nome do Pai”.

   Na véspera da sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus foi a Betânia e jantou em casa de Simão, o leproso, com Maria, Marta, Lázaro e os discípulos. O fato mais memorável dessa ocasião foi quando Maria ungiu os pés e a cabeça de Jesus com um óleo precioso, o sinal de Deus de que tinha chegado a hora em que Cristo seria glorificado pelo sacrifício supremo do filho do homem.

O uso de óleo em vez de água nessa cerimônia significou que o propósito não era lavar o Cordeiro de Deus, imaculado desde a sua concepção, mas consagrá-lo para a glória da vida transcendente.” (...)

Fonte: págs. 120-121, do livro: “A Senda do Crescimento Pessoal” – Parte 2, coleção Sobe a Montanha Mais Alta, Mark e Elizabeth Clare Prophet, ( tradução Urbana Rutherford) editora Summit Lighthouse do Brasil, 2009 – (Coleção Sobe a Montanha Mais Alta)
PARA MEDITAR:
--- “Não podemos deixar de notar este apelo final, quase desesperado, feito a todos que quisessem escutá-lo. “Vós que credes em mim, aquele que conhecestes como Jesus, embora possais não estar cientes disso, credes no Cristo, no Mediador Divino. Vós que me vistes, vistes a Luz Crística do Filho Unigênito, que eu carreguei em nome do Pai”. ---

Mantras:
“EU SOU O QUE EU SOU!”
“EU SOU Deus em Ação!”
“Podeis tornar-vos o Cristo!”
“EU SOU o Cristo que vem chegando, EU venho serenamente!”
“EU SOU Paz!”
“EU SOU a Vitória!”





* * * * * 
* * * 



Nenhum comentário:

Postar um comentário